Rede 5G |Tudo o que você precisa saber
- Vibe dos Mulatos
- 31 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O 5G é a evolução tecnológica da actual rede de telefonia móvel celular (4G). Segundo fontes confiáveis, o 5G, trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente.
Esta rede tem sido desenvolvida de maneira a comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por biliões de dispositivos sem fio espalhados pelo mundo.

Além da melhoria na velocidade, espera-se que a rede 5G gere um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT), no qual as redes possam atender às necessidades de comunicação de biliões de dispositivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, latência e custo.
Ao contrário dos serviços actuais da Internet das Coisas, que sacrificam o seu desempenho para tirar proveito das tecnologias sem fio existentes (3G, 4G, WiFi, Bluetooth, ZigBee, etc.), as redes 5G serão projectadas para atingir o nível de desempenho que a Internet das Coisas precisa, sem prejudicar seu serviço. Isso permitirá um mundo completamente omnipresente e conectado.
O QUE MUDA A PARTIR DE AGORA?
Apesar de ainda estar longe de ser uma realidade em Angola, o 5G propõe uma gama de potenciais especificações estabelecidas pelo GSMA, uma organização internacional formada por mais de 1200 operadoras de rádio, internet e telefonia móvel, para guiar o processo de implantação das redes 5G. Entre esses critérios, podemos destacar:
Uma taxa de dados de até 10 Gbps -> 10 a 100 vezes melhor que as redes 4G e 4.5G
Latência de 1 milissegundo
Banda larga 1.000 vezes mais rápida por unidade de área
Mais de 100 dispositivos conectados por unidade de área (em comparação com as redes 4G LTE)
Disponibilidade de 99,999%
100% de cobertura
Reducação de 90% no consumo de energia da rede
Duração da bateria de até 10 anos nos dispositivos IoT (Internet das Coisas) de baixa potência.

COMO FUNCIONA ESTA REDE?
As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as redes móveis das gerações anteriores. No entanto, o espectro coberto pela quinta geração da banda larga móvel é expressivamente maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.
As antenas da rede 5G serão acopladas às antenas já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões. Além disso, antenas menores com alcance de poucos metros, como as domésticas, poderão ser instaladas para repetirem o sinal dos dispositivos locais, que será, então, redireccionado para uma estação central. Já as antenas replicadoras, instaladas em postes ou em prédios altos, serão capazes de cobrir distâncias de até 250 metros.
Além disso, um mecanismo inteligente das antenas 5G será responsável por focalizar o sinal de rádio em vez de emiti-lo para todas as direcções. A direcção do foco, por sua vez, será determinada pela demanda de dispositivos que requisitarem conexão com a rede, optimizando, assim, a capacidade de cada antena.
QUANTO CUSTARÁ O ACESSO À REDE 5G?

Toda a infraestrutura para a utilização da rede 5G não sairá barata, no entanto, não se sabe ao certo de quanto deverá ser o investimento para os usuários finais. Estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas somarão entre 300 e 500 bilhões de euros, um investimento muito grande para potencialidades ainda maiores.
Para mais informações, confira o vídeo abaixo:
Post elaborado por Hernane da Luz, 2020.
Comentarios